Tecnologia da Terraformação
Concepção artística de como seria a Lua depois de terraformada.
. Terraformação,quer dizer “transformar na terra”, consiste em pegar um planeta e transforma-lo em um mundo habitável pelos humanos.
A Terraformaçãoé uma tecnologia futura pois ainda não temos tecnologia e recursos para aplica-la.
Quando um mundo é terraformado o seu ar se torna respirável aos humanos, plantas terrestres podem ser cultivadas e a sua temperatura se torna agradável.
A Astronomia há mais de 50 anos vem buscando nesta e em outras galáxias mundos que possam ser habitados pelo ser humano para que possamos expandir os nossos domínios mas até agora encontrou pouquíssimos planetas com essas características.
Sempre que a astronomia encontra um bom candidato para abrigar a vida humana ou o planeta é muito frio ou é muito quente ou não tem recursos básicos como água por exemplo ( planeta seco ou desértico ).
É neste ponto que entra a tecnologia da terraformação para auxiliar a astronomia: como é difícil ( alguns cientistas consideram impossível… ) encontrar um mundo que naturalmente possa abrigar a vida humana, cabe a nós humanos transformar os planetas que tenham potencial para isso.
Durante o processo de terraformação de um planeta ou lua ( isso mesmo luas com tamanho suficiente também podem ser transformadas !! ) o frio deve ser aquecido, o calor abrandado e a atmosfera deve ser modificada para que tenha oxigênio.
Para realizar este processo, além dos conhecimentos de astronomia também podem ser usadas tecnologias como efeito estufa para aquecer planetas frios, escudos solares para resfriar mundos quentes e também bactérias para produzir oxigênio.
Quando houver um nível mínimo de oxigênio podem ser introduzidas plantas e quando houver um nível bom de oxigênio, animais e humanos.
Ainda não temos recursos e tecnologia suficientes para terraformar nenhum planeta nos próximos 50 ou 100 anos, mas em breve a humanidade poderá dar mais esse grande passo na astronomia.
Três principais motivos que impedem que planetas sejam terraformados:
Concepção artística de como seria Marte depois de terraformado.- Tempo: Com as tecnologias que temos hoje em dia levaria milênios para terraformar um mundo de tamanho médio, a humanidade não dispõe deste tempo todo.
- Distância: Como hoje em dia ainda dispomos de naves e veículos espaciais primitivos não podemos realizar viagens muito longas pelo espaço. Para chegar a Marte por exemplo, um planeta próximo, a viagem com os foguetes atuais levaria 3 anos !!
- Custo: Terraformar um planeta não é apenas difícil do ponto de vista técnico-científico, é ainda mais difícil do ponto de vista econômico. A terraformação pode custar trilhões de dólares e ainda assim ser mal sucedida. O número elevado de empresas e países que, previsivelmente, envolver-se-iam em tal processo também é sinônimo de disputas e instabilidade econômica global.
- Inviabilidade técnica: É evidente que nem todos os planetas poderão ser terraformados. Apenas Planetas telúricos(ou planeta sólido é um planeta rochoso assim como a terra) ,estáveis e razoavelmente próximos a uma estrela poderão ser submetidos a terraformação, enquanto planetas gasosos ou em processo de transformação geológica não poderão ser terraformados. O mesmo se aplica a planetas muito frios ou muito quentes. É importante ressaltar que em todos esses casos existe a possibilidade da instalação de colônias; contudo, o que realmente pode ser inviável é a terraformação.
1° Fase: Chegada
Após os especialistas em astronomia encontrarem um bom planeta, os engenheiros de terraformação desembarcam e começam a montar suas bases para o futuro projeto. Como o planeta ainda é hostil, em geral estas bases são subterrâneas e o oxigêncio é artificial.
2° Fase: Matando a Sede
Segundo a astronomia, para que um mundo seja terraformado, seus polos, sua atmosfera ou alguma região devem conter uma boa quantidade de água. Esta água é então transformada no estado líquido e mares começam ser enchidos.
3° Fase: Introdução da Vida
Para que a vida tome conta de um planeta, deve ser introduzida aos poucos, no começo da terceira fase, somente bactérias são usadas, quando o nível de oxigênio subir são introduzidas plantas primitivas tais como samanbaias e no final árvores de vários tipos.
4° Fase: Colonização Humana
A medida que as plantas se expandem e tomam conta da crosta do planeta o oxigênio vai subindo e a temperatura se estabilizando, em pouco tempo passamos a ter chuvas e podem ser introduzidas outras formas de vida: primeiro insetos ( para auxiliar na polinização das plantas ), depois pequenos animais e por fim mamíferos, entre eles nós, humanos. A partir dessa fase prédios, cidades e construções externas podem começar a ser erguidos.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário