Quer se informar sobre atualidades? Em dúvida sobre qual carreira você seguir ?Qual curso você quer fazer ? Como ajudar o planeta terra? Sobre desenvolvimento sustentável? Se informe a respeito desses e outras informações nesse blog, Futuro agora!
estrelas jovens e pilares cósmicos de gás e poeira
Cientistas dos EUA afirmam ter criado o metal mais leve do mundo
Material é cerca de 100 vezes mais leve que o isopor, segundo eles. Ele pousa sobre dente-de-leão sem provocar danos.
Cientistas da Universidade da Califórnia afirmam ter criado um metal mais leve do mundo. Isso seria possível porque a estrutura é composta por 99,99% de ar a apenas 0,01% de material sólido. O estudo foi publicado na revista Science nesta sexta-feira (18).
"O truque foi fabricar uma rede interligada de tubos ocos com uma parede de espessura mil vezes mais fina que um cabelo humano", explica o autor do estudo, Tobias Schaedler, citado pela BBC News.
William Carter, estudioso responsável pela pesquisa, comparou o novo material a grande estruturas de baixa densidade.
"Os edifícios modernos, como, por exemplo, a Torre Eiffel ou a Golden Bridge são incrivelmente leves e eficientes devido à sua arquitetura", exemplificou.
De acordo com nota divulgada pelos próprios pesquisadores o produto é 100 vezes mais leve do que o isopor. O material, afirmam, seria capaz de se recuperar após sofrer compressão superior a 50% de tensão e uma capacidade de absorção de energia extremamente alta.
Com certeza isso vai provocar uma verdadeira revolução na industria nos próximos anos principalmente na fabricação de aviões pois agora eles poderiam ser bem mais leves mas isso só será possível nos próximos anos, não podemos esperar uma mudança imediata pois como todos sabem o primeiro e mais importante passo já foi dado: a descoberta, agora resta apenas descobrir e estudar meios de aplica-lo na pratica.
Vulcão submarino pode criar nova ilha nas Canárias
Segundo especialistas, o vulcão está a apenas 70 metros da superfície
por Redação Galileu
Imagem: Involcan
Cientistas que estão estudando um vulcão submarino em erupção próximo à ilha de El Hierro, pertencente ao arquipélago das Canárias, na Espanha, acreditam que ele está a apenas 70 metros da superfície e, provavelmente, pode criar uma nova terra.
Uma agitação geológica está ocorrendo no arquipélago espanhol, o que acabou causando jatos de água de mais de 20 metros além da superfície do oceano. Moradores disseram ainda ter visto pedras sendo atiradas para fora do mar. A água na região do vulcão, segundo medições de pesquisadores, está significativamente mais quente que a circundante.
Desde julho deste ano, mais de 10 mil pequenos terremotos abalaram a ilha de El Hierro; e desde outubro, eles ficaram expressivamente mais fortes, com alguns ultrapassando o grau 4 na escala Richter. O instituto de vulcanologia das Ilhas Canárias,Ivocan, relatou um aumento de três vezes nos níveis de dióxido de carbono no local.
No momento, porém, não há risco imediato de uma erupção grandiosa na superfície. Ainda assim, os habitantes locais já especulam nomes para o iminente novo território. De acordo com a revista alemã Spiegel, “O descobrimento”, “Atlantis” e “O melhor” estão entre os apelidos.
As vezes nos perguntamos, o que é uma estrela ? Mas como surgem as estrelas
A estrela é um corpo gasoso, no interior qual ocorrem processos que liberam enorme quantidade de energia.
O nascimento das estrelas começa com as enormes nuvens interesterelares no espaço. Essas nuvens possuem massa até 10 milhões maior a massa do nosso Sol!quando algum tipo de perturbação faz com que uma porçáo dessa massa junte, formando o proto-estrelar, que começa a atrair, numa velocidade gigantesca, cada vezmais a massa de gás ao seu redor.
Sempre que um corpo tiver massa ele exerce uma força gravitacional sobre outro corpo dotado de massa. Por meio dessa força que a massa começa a se contrai. Por causa desse movimento, as molécula de gás se chocam umas com as outras, e a energia desse movimento vai se transformando em calor . O proto-estrela começa a emitir luz embora ainda nao seja ainda uma estrela. A temperatura e a pressão no interior vão aumentando cada vez mais, até que, em algumn momento, as condições de temperatura e pressão favorecem o início de uma reação conhecida como fusão nuclear. Essa reação libera uma enorme quantidade de energia: pronto, nasceu uma estrela.